Livro
Nos passos do caratê
André Kondo
André Kondo
Ilustrações Anna Charlie
Coleção Cometa Literatura
Coleção Cometa Literatura
Editora do Brasil
2024
62 páginas
Olha essa folha de guarda... 💮
Nina estava morando numa cidade nova, numa escola nova, não tinha amigos e pra terminar, um menino (Hiro) puxou a cadeira quando ela foi se sentar e caiu no chão, todos riram dela...
Teve medo, teve raiva.
Nina decidiu aprender caratê para bater em Hiro!
Mas seus pais querem que ela aprenda Balé, que "é coisa de menina" (...)
No prédio onde estão morando agora, há uma professora de balé. E a mãe de Nina já combinou com ela...
Nina subiu dois andares até o apartamento da professora para a primeira aula de balé.
Ao chegar lá encontrou uma senhora idosa japonesa. Era avó da professora de balé. E, conversando com ela, Nina contou que não queria fazer balé, que a mãe a obrigou, que queria mesmo era fazer caratê. E já ia indo embora quando ouviu da velhinha....
- Caratê? Bom! Eu sou faixa-preta né?
E Nina pediu para que ela a ensinasse caratê. E quando a velhinha perguntou por que Nina queria aprender caratê, ela disse:
- Pra bater em um moleque.
Ela fechou a porta na cara de Nina.
No outro dia, Nina voltou lá. Quem atendeu foi Yumi, a professora de balé. E Chiyoko, sua Batchan (vovozinha em japonês).
Batchan lhe emprestou um livro, para Nina aprender primeiro a filosofia do caratê. Também pediu para ela trazer autorização dos pais para aulas de caratê.
A partir daí, Nina aprende uma lição atrás da outra sobre caratê, sobre pessoas e sobre a vida. Passa a ficar mais corajosa, mais carinhosa e muito mais humana.
As ilustrações são lindas!
E a narrativa é incrível. De fácil leitura, os 11 capítulos trazem muitas informações sobre o caratê, sua filosofia e a história dos personagens, com suas dificuldades e superações.
Você precisa ler até o final e ver como Nina, Batchan, Yumi e Hiro vão aprender juntos a seguir suas vidas, com ótimas escolhas conforme suas próprias vontades.
Amei a história.
Recomendo.
Para comprar