Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2761

Território do Brincar




Lançamento oficial do documentário Território do Brincar entra na programação da Semana Mundial do Brincar


Exibição será amanhã (28) às 20h20, na sala 3 do Espaço Espaço Itaú de Cinema – Augusta e bilheteria será revertida para a Aliança pela Infância


Universo lúdico infantil de Norte a Sul do país e suas diferentes formas de brincar, esta é a proposta do documentário Território do Brincar, dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, que fez um retrato das brincadeiras das crianças no Brasil. A estreia oficial será nesta quinta feira (28) em São Paulo, acompanhada de roda de conversa com os diretores do filme, e no Rio de Janeiro e no dia 4 de junho em Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e Santos.

A exibição no dia 28/05 na sala 3 do Espaço Espaço Itaú de Cinema – Augusta, às 20h20, terá a renda da bilheteria revertida para a Aliança pela Infância, movimento mundial – Alliance for Childhood– que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. Neste dia, os núcleos da Aliança pela Infância que não estão nas capitais onde o filme entra em cartaz poderão exibi-lo em suas comunidades. O objetivo é promover a reflexão em torno do tema do Brincar. A diretora Renata Meirelles é membro do conselho consultivo da Aliança pela Infância.

O longa-metragem faz parte do Projeto Território do Brincar, uma parceria com o Instituto Alana, que mapeou, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, as muitas formas de brincar em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das grandes metrópoles, do sertão e do litoral. Além do filme, a iniciativa conta com exposição itinerante, duas séries infantis para a TV e um livro em produção.

A educadora Renata Meirelles, coordenadora do projeto, conta que uma das propostas é aproximar o adulto do universo infantil. “Quando a gente opta olhar o brincar, a gente opta por trazer o que há de mais belo e potente na infância. Com o filme, a gente quer aproximar as pessoas do que há de mais potente no ser humano e relembrar isso para os adultos”.

Para Giovana Barbosa de Souza, gestora institucional do movimento internacional Aliança pela Infância, é muito importante que os pais saibam que estar presente por no mínimo dez minutos na rotina do filho quando esta criança está brincando já faz toda a diferença. “Os adultos não precisam necessariamente brincar todo o tempo. Devem mediar a brincadeira. Não precisam imitar as crianças no jeito como falam ou agem. Elas sabem que eles são adultos; elas precisam da presença com tempo de qualidade perto delas. Se adultos interferem muito na brincadeira, acabam podando a criatividade da criança. Na brincadeira as crianças exploram a criatividade , a coragem e experimentam a resiliência”, completa Giovana.

A exibição entrou para a programação da Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância em seus 32 núcleos brasileiros, acontece até 30 de maio com o objetivo de difundir a importância da prática do brincar. Idealizado em 2009, o evento ocorre durante a semana do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, a sexta edição da SMB terá como tema “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar!”. A expectativa é reunir 250 mil pessoas nas centenas de atividades promovidas em todo o Brasil. A ação visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de idades, condições físicas e culturas diferentes, incentivando a prática do brincar de forma coletiva e em espaços públicos e privados.

SERVIÇO:

Semana Mundial do Brincar
Exibição do documentário Território do Brincar com Roda de conversa
28 de maio, 20h20
Valor do ingresso: R$30 inteira e R$15 meia
Espaço Itaú de Cinema – Augusta
R. Augusta, 1475 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Informações: (11) 3288-6780

             

                       





Viewing all articles
Browse latest Browse all 2761