Livro
O Caso do Hotel Bertram. Uma aventura de Miss Marple
Agatha Christie
tradução Raquel de Queiroz
Edições BestBolso
2010
198 páginas
Este é o 2° livro de Agatha Christie que leio, mas este é bem diferente do primeiro.
Em primeiro lugar, a narrativa durou uns 20 capítulos (de 27) só apresentando personagens e descrevendo o hotel e alguns locais de Londres. São tantos personagens que nem saberia citar todos....
Tudo acontece em Londres e no Hotel Bertram, um hotel antigo que tenta manter o passado como diferencial turístico, manter o charme da Inglaterra do século XX.
O que na verdade é uma fachada para atrair pessoas mais velhas e mais ricas dos EUA e França.
"Em O caso do Hotel Bertram, publicado em 1965, Miss Marple é uma peça fundamental para ajudar a Scotland Yard a desvendar os mistérios que se escondem por detrás dessas sofisticadas paredes, antes que seja tarde demais..."
"Jane Marple, normalmente conhecida como Miss Marple, é uma personagem de ficção presente em doze romances e em vinte contos policiais de Agatha Christie. Miss Marple é uma senhora solteirona que vive no vilarejo fictício de St. Mary Mead e atua como detetive amadora".
Miss Marple deixa o pacato vilarejo de St. Mary Mead para passar uma temporada em Londres, procurava aproveitar as merecidas férias e se lembrar de agradáveis memórias de infância.
O que não podei prever era
uma cadeia de eventos violentos
- crimes e roubos misteriosos -
que se inicia quando um dos hóspedes desaparece repentinamente, uma ameaça à reputação do tradicional hotel e à própria vida de Miss Marple.
Além do mistério, o livro fala também de uma relação de mãe e filha, abalada no passado e que ressurge na história.
Como falei, a narrativa é lenta para desenrolar o mistério, quase no final acontece um crime e a revelação entre tantos personagens.