Quantcast
Channel: COISAS DA LARA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2728

SlowKids no Parque Burle Marx na Semana Mundial do Brincar

$
0
0
SlowKids acontece no dia 24 de maio no Parque Burle Marx em comemoração à Semana Mundial do Brincar


Com programação gratuita para pais e filhos, evento estimula a desaceleração, o contato com a natureza, a arte, a sustentabilidade e brincadeiras

São Paulo, abril de 2014 – No domingo, 24 de maio, das 14h às 18h, o Parque Burle Marx, em São Paulo, recebe pais e filhos para participarem de mais uma edição do Slowkids. O evento criado por Tatiana Weberman, da Respire Cultura, Juliana Borges diretora de Produção da Maria Farinha Filmes, e pelo Instituto Alana chega a sua quarta edição orgulhoso por ter conquistado o prêmio de Melhor Passeio Infantil de 2014 do Guia da Folha (Folha de S.Paulo). A proposta do SlowKids é desacelerar as crianças do universo tecnológico e incentivar brincadeiras ligadas à natureza e a criatividade ao lado dos pais e em contato com outras crianças. A cenografia do Slow Kids leva assinatura da Naif Factory, empresa especializada em ambientação recreativa, e é composta pelos bonecos da “Família Bichos Bola” e “Formigas Gigantes”, que estarão espalhados pelo parque.

O evento tem patrocínio da Ticket e Ticket Cultura.



A programação conta com uma série de oficinas, show e brincadeiras. O pocket show do “Música em Família”, começa às 16h00. Esta apresentação é feita no gramado, próximo das crianças e dos pais, e tem como finalidade o fortalecimento da relação humana através da música, das artes, da linguagem e da brincadeira. No show, os músicos Paua Santisbteban e Eduardo Bologna fazem a apresentação no gramado do parque, entoando canções que refletem sobre temas como o amor (“Receita de Felicidade”), troca de experiência entre crianças e adultos (“Um Para o Outro) e o ciclo da vida (“Para Sempre”). Já as oficinas e atividades, todas gratuitas, estarão disponíveis das 14h às 18h. Todas as ações programadas levam não somente diversão às crianças, mas estimulam o pensamento sobre o meio ambiente, a coleta de resíduos recicláveis, a criatividade e estimulam as relações sociais. Confira abaixo as atividades que acontecem durante a tarde:

- Brinca Yoga: atividade para o público infantil e para toda a família através das brincadeiras corporais e da música, as crianças aprendem as técnicas e os valores do yoga. Desenvolve a identidade, estimula a expressão corporal, as habilidades psicomotoras e a concentração das crianças.

- Cara de Quintal: estimula a criação de espaços que dialogam com a natureza, com elementos como módulos de caixa de papelão e fitas que ajudam as crianças a desenvolverem a noção espacial, por meio da construção coletiva de cenários, túneis e outros ambientes. Auxiliam nesse processo performances musicais, jogos e interações conduzidas pela equipe do evento.

- Da Horta, Afeto e Cultivo: plantar, cuidar, regar, colher, cozinhar, tomar um pouco de vida faz bem. Porque aqueles temperos, suculentas e ervas não precisam mais ficar no fundo da cozinha. Além de enfeitar e perfurmar a casa, acreditamos que dar um presente que cresce e se transforma com cuidado é simbólico e delicado.

- Caracóis Urbanos: a arquitetura nasce do instinto de criar espaços de abrigo, seja em resposta a um ambiente hostil, ou simplesmente para sentir-se calmo e protegido. Aproximando-se da arquitetura a partir da experiência de construção para criar espaços para uso e assim enfrentar o problema do processo de projeto arquitetônico.

- ErêLab: arte para interagir, brincar, crescer. Brincar é a melhor forma de crescer. ErêLab é uma empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. Brinquedos com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. A ErêLab resgata o tempo e o lugar de brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades, recuperando o tempo de cidadania.

- Troca de brinquedos: as crianças precisam aprender brincando, respeitando seu próprio tempo. Respeito e desapego são princípios dessa oficina livre, orgânica e despretensiosa. Trocar é mais gostoso que comprar.

- Lixo não existe (Infinito Circular): uma equipe formada por especialistas em gestão de resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais, educação ambiental, coleta seletiva e arte de sucata conquista as crianças através da criatividade, do carisma e da maneira surpreendente de agir com as novas formas abstraídas do chamado lixo.

- Rodas de leitura: leitura sob as árvores com o Coletivo Rodas de Leitura, que propõe uma ação cultural ocupando, de maneira criativa, o espaço público por meio da mediação de leitura, despertando o prazer pelo ato de ler em ambientes não convencionais.

- Passeios pela natureza: o Projeto Ser Criança é Natural do Instituto Romã propõe a humanização da natureza através da criança. É uma conexão entre criança e natureza, colocando-os juntos, para brincar, explorar e se descobrir.

- Vila para Pequenos: a principal ideia por trás da conceitual Mini Banca de Frutas é atrair as crianças pela curiosidade para que usem seus sentidos para uma nova experiência, incentivando de uma maneira lúdica o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Para completar a tarde, uma área com food bikes será instalada no parque: Made in Natural, Bike Café, Açaí Frooty, Dicasa Coalhadas, Pudim a Gosto, Brigaderô, os vinhos dos Los Mendonzitos e Instabike.

Sobre o SlowKids
O SlowKids surgiu da parceria de Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura e idealizadora do SlowMovie, e Juliana Borges, diretora de produção da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de incentivar a integração - criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade e desaceleração. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para crianças de grandes centros urbanos, como São Paulo. Hoje na terceira edição, o Slowkids é realizado em parceria com o Instituto Alana, e já aconteceu no Parque da Água Branca e no Museu da Casa Brasileira.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alanaé uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre a produtora Respire Cultura
Foi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade. Mais informações: www.respirecultura.com.br
Tatiana Weberman
Tatiana Weberman é produtora cultural e, desde 2011, desenvolve em São Paulo um trabalho de ocupação do espaço público através de arte. Criou o SlowMovie, experiência de cinema ao ar livre com piquenique, música e arte, que já está indo para sua sexta edição e conta hoje com um público de mais de duas mil pessoas. Desenvolveu, em parceria com o Instituto Alana, o SlowKids, evento para crianças em parques e praças de São Paulo com o mesmo propósito do SlowMovie, porém com uma programação infantil. Seu foco é sempre trazer experiências para espaços públicos, conectando as pessoas e a cidade.

Juliana Borges
Coordena a produção da Maria Farinha Filmes, produtora audiovisual que tem como foco contar impactantes e inspiradoras histórias que provoquem transformação. Desde o início da Maria Farinha em 2008 Juliana assina a direção de produção das seguintes obras: o polêmico documentário "Criança , a Alma do Negócio" , o longa metragem documental internacional "Muito Além do Peso", selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Nesse ano estreou surpreendente longa documental “Tarja Branca, a revolução que falta”, onde também, dirigiu a produção. No momento trabalha na produção do filme do Território do Brincar, dirigido pelos cineastas David Reeks e Renata Meirelles que será lançado em 2015.

Sobre a Ticket
Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 39 anos no país, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte e Ticket Cultura. Com abrangência nacional, a Ticket atende a 70 mil empresas-clientes e mais de 5 milhões de usuários, com 4,3 milhões de cartões eletrônicos em operação aceitos em uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados em 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket parte do grupo Edenred, que também integra as empresas Accentiv Mimética e Repom, conquistou as certificações ISO 9001 e ISO 14001 e foi eleita 17 vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com ranking do Great Place to Work. Ainda de acordo com o ranking, a Ticket foi eleita também uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina. A companhia também recebeu por sete vezes o prêmio “Fornecedores de Confiança” como uma das Fornecedoras com maior grau confiabilidade de seus clientes, além de considerada a Top Of Mind de RH na categoria Benefício Refeição, por 15 vezes.

Programação:
14h às 18h – oficinas e atividades simultâneas
14h às 18h – food bikes
16h30 às 17h – Show “Música em Família”
18h – encerramento

Slow Kids @ Parque Burle Marx
Data: 24 de maio, domingo, das 14h às 18h
Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade – São Paulo - SP
parqueburlemarx.com.br/Tel: (11) 3746-7631
www.facebook.com/movimentoslowkids

             

                       




              

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2728