Livro
"O Diário de Duda - Uma Aventura no Mundo do Feminismo"
Heloísa Noronha
Barn Editorial
2022Duda é uma garota de 14 anos que escreve um diário onde conta seu dia-a-dia, suas descobertas e aprendizados.
A linguagem da narrativa é super informal e envolvente, e nos prende na leitura.
A história começa no último dia de férias e, o início do último semestre do 9°ano do fundamental ll
Como num diário, Duda vai contando sobre seus sentimentos, as dificuldades escolares com lições de casa, trabalhos para entregar e preparação para provas, e paralelo a isso, mostra também livros que leu e está lendo, visita à biblioteca do bairro e conversas que tem com professores.
Porém, ela conversa também com personagens das histórias dos livros, bem como com autoras deles.
Achei demais o encontro incrível com Anne French quando uma parede da biblioteca deu acesso ao compartimento secreto onde a Anne viveu.
Não apenas pelo encontro com Anne, que já seria um feito digno de uma aventura sem tamanho, mas por Duda ter muita maturidade e empatia: apesar de ela e Anne conversarem como amigas íntimas, ela teve presença de espírito em não contar o desfecho cruel e doloroso da "amiga" ...
A autora nos leva a encontros com muitas mulheres da história e suas duras batalhas vividas e vencidas, se não para elas (já que o passado passou né?) mas para as mulheres que vieram na sequência de suas histórias.
As ilustrações em preto e branco vão nos situando nos acontecimentos da vida de Duda e também mostram detalhes das mulheres do passado.
Cada página do diário também apresenta uma página em branco, sempre com uma pergunta ou pedido de ajuda para o leitor interagir com ideias e participar da história.
⬇️ E o marca páginas é demais! ⬇️
Quando o livro chegou, Lara logo se interessou pelo formato da narrativa... mas assim como Duda, ela vive um ano escolar como nunca foi: o 6° ano anda bem puxado com muitos afazeres e ainda não conseguiu ler. Mas irá fazer em breve.
Enquanto isso, acompanhei a play list das músicas sugeridas e deixo aqui o registro de minhas impressões do livro da Heloísa.
Gostaria de tê-lo lido há muitos anos, quando eu tinha a idade da Duda ou da Lara.
Ler sobre o feminismo desta forma foi muito divertido... não acredito em nada radical, nada imposto, nada que exija luta/choque.
Concordo na igualdade social dos indivíduos mas também sou inteligente para entender que homens e mulheres são diferentes e ponto final.
E ainda bem!
Assim podemos ter ideias, ações e vivências de ambas as partes.... para isso também temos livros com os feitos incríveis de grandes homens ao longo dos tempos e suas contribuições para o hoje.
Sempre lembrando que o mal também existe e acontece, vindo dos dois lados, de homens e de mulheres também.
Para comprar o livro, fale direto com a autora no instagram