Íris é uma adolescente de treze anos que sofre para conseguir dormir: passa noites acordadas meio aos seus pensamentos e dúvidas do mundo.
Uma noite, durante suas andadas pela casa e frente ao espelho do banheiro, ela percebe uma presença pelos corredores da casa. Está acordada, então não podia ser sonho nem pesadelo.
Coragem. Ela vai ver quem é!
Bonsenhor é um ancião que convida Íris a entrar numa jornada em busca de autoconhecimento, com surpresas e descobertas.
São 10 capítulos. E, apesar de ser uma jornada, ou seja, uma sequência.... de páginas, cada capítulo despertou em mim sensações e sentimentos diferentes, como se fossem histórias separadas. Eu gostei demais disso!
Íris e Bonsenhor vão caminhando pela cidade e seguem de modo que Íris até perde a noção do tempo.... e das distâncias percorridas.
A cada passagem (capítulo), vamos conhecendo novos personagens, e cada um deles acrescenta pensamentos aos anseios da menina...
Só para dar uma ideia, logo no início eles encontram uma família de circo, pessoas que vivem a vida sem uma casa em um local fixo: seguem de local em local, juntos e unidos, e assim vão vivendo seus dias acrescentando conhecimentos de lugares, pessoas e vida.
E Íris fica meio atordoada com a passagem deles ... pois despertam nela bons sentimentos, e depois de uma noite de sono (sim, ela consegue dormir).... quando ela acorda, eles se foram.... E Íris sente como se tivesse perdido algo que era bom para ela...
uma amizade... um encantamento...
Lições chegam. Outras, se vão...
O texto é de fácil leitura e com frases marcantes e preciosas (marquei todas!)
Apesar de ser uma fantasia, a autora fala que inspirou- se nela mesma, menina adolescente cheia de "coisas" a viver, entender e aprender.
As ilustrações são muito bonitas, coloridas e completam o texto.
O livro é muito caprichado, com páginas de folhas grossas e decoradas com detalhes que vão marcando a jornada de Íris.
Muito legal conhecer o trabalho desta editora que eu não conhecia!
Recomendo a leitura.
Para comprar: