Livro
As memórias de Eugênia
Marcos Bagno
Ilustrações de Miguel Bezerra
Maralto Edições
202086 páginas
Que livro lindo!
Que história!
As memórias de Eugênia conta mais de 150 anos de uma geração de mulheres e seu amor. Pela vida, pela sua história, pelas relações de amizade e afeto ao longo de tanto tempo:
Margarida, Violeta, Rosa, Eugênia Flora, Violeta Rosa e Flora Eugênia.
Margarida plantou a semente de um jambo que seu pai trouxe de uma viagem. O pai se foi mas o jambeiro brotou e começou a crescer na janela do quarto da menina.
O tempo passou, Margarida se casou com dr. Carvalho e eles se mudaram para uma nova casa, numa nova terra. Margarida levou seu jambeiro no colo, por toda a longa viagem.... ela levava Violeta na barriga, embora ainda nem soubesse... e nem chamasse Violeta ainda....
Ninguém morava naquele lugar e todas as famílias que chegavam começavam do zero, construíram o lugar, suas casas e a nova terra.
Margarida plantou o jambeiro no quintal de sua casa nova. Onde abriu também a primeira escola do lugar. Margarida levava seus alunos para ter aulas a sombra da árvore e contava a história de como o jambeiro nasceu.
Violeta nasceu e cresceu ali. Junto com os outros filhos de Margarida, todos meninos. O jambeiro acompanhou tudo desde o começo. E acompanhou todos os meninos partindo, só Violeta ficou ajudando a mãe e a escola.
A história continua, mas não vou contar não. É linda e não vou dar spoiler, você merece ler e viver essa experiência.
Gerações da família Carvalho vão ser contadas sob o jambeiro, que é quem conta a história até o final. Conta também o crescimento e nascimento daquelas terras, como toda a história do Brasil por 1 século e meio.... do início até a formação.
Amei as páginas verdes de início dos capítulos.
Que capricho!
E as ilustrações que são muito lindas e dão destaque às partes importantes da narrativa.
Ah!... A história também fala de amor, muito amor.
E como ele segue por todo esse tempo.
Eu amei.
Esta leitura foi meu presente de aniversário hoje.
Acordei cedo. E li sem parar.
Eu me encantei, me emocionei, aprendi e também quero ter memórias para dividir com quem amo e serem contadas por séculos e séculos...
Terminei a leitura e fui perguntar se aqui no condomínio temos um jambeiro. Mas ninguém soube me dizer.
Vou descobrir e se tiver eu fotografo.
Este livro foi premiado.
Este livro foi premiado.
Professores: recomendo demais a leitura.