Livro
Meu avô, os livros e eu ou como resistir em tempos incertos
Camila Tardelli
ilustrações Silvia Amstalden
Editora do Brasil
2021
176 páginas
Há quase 2 anos (já?!) vivemos todos a pandemia. Isolados em casa, longe das pessoas que amamos, com aulas online e muitas, muitas incertezas.
Este livro fala deste momento: o isolamento. E ele é contado no diário de uma menina de 13 anos.
E Natália, nossa protagonista, tem uma grande ajuda: chateada por ter que ficar trancada em casa e longe de todos, o avô cria uma viagem literária para fazerem juntos.
O avô manda um livro pelo correio, Natália recebe, lê (devora!) e eles conversam sobre o livro numa vídeo chamada.
Os livros que o avô envia são de autores brasileiros e, além do livro, ele manda uma pesquisa sobre a vida dos autores, local onde viveram e suas antigas casas, hoje museus.
É fantástico!
Uma pesquisa incrível feita pela autora Camila Tardelli.
Érico Veríssimo, Lima Barreto, Cora Coralina, Ariano Suassuna.... (entre outros)
Os autores e livros escolhidos falam de temas super atuais e importantes de serem tratados e, Natália, vai se identificar com eles e sua própria história.
Preconceito, racismo, representatividade, igualdade, respeito...
A mãe de Natália foi embora e deixou ela e a irmã com o pai. A família toda fala e dá palpite sobre isso. O avô, advogado aposentado, sempre fala sobre o lado da mãe...
Adolescência, abandono, dor, amor e a boa amizade com os livros.
O texto é bem simples e envolvente, como um diário, uma conversa online. Mas é rodeado de sentimentos... A gente vai percebendo como Natália se sente e tudo o que está vivendo.
As ilustrações também são fofas e o design caprichado do livro nos permite estar dentro do diário. (Na verdade... estamos né?)
Eu simplesmente amei este livro!
Não sou adolescente faz tempo (...) mas tenho uma pré-adolescente aqui em casa na nossa pandemia particular... e me identifiquei vivendo muito do que Natália nos conta ...
Recomendo!
Para comprar: