Dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio.
Eles são os verdadeiros donos dessa terra, são os primeiros brasileiros.
Não basta apenas comemorar essa data, é preciso mostrar para todos e principalmente para as crianças a importância da nossa história.
Conheça alguns autores indígenas ou de autores que contam um pouca da história e costumes dos nossos índios, que tiveram seus livros publicados pelo Grupo Editorial Zit.
- A Boca da Noite, de Cristino Wapichana e ilustrado por Graça Lima,
Livro conta a história de dois irmãos contra o desconhecido, transportando o leitor para uma aldeia cheia de mistérios. Vencedor em duas categorias do Prêmio FNLIJ 2017 - na categoria Criança e categoria Melhor Ilustração, e vencedor do 59º Prêmio Jabuti com a terceira colocação na categoria infantil, o livro que conta um pouco da infância, da família, do cotidiano e da criatividade do povo Wapichana. Uma história fascinante e cheia de surpresas para crianças e jovens curiosos.
Ceiuci, a velha gulosa, de Maria Inez do Espírito Santo
Este mito conta a história de um indiozinho que saiu para pescar e acabou virando alvo da Velha Gulosa, que come tudo que vê pela frente. O índio é salvo pela infreável força do amor, dando início a uma fuga interminável da gula fatal da Velha faminta. E, se não fossem por eventuais mãos amigas — ou melhor, patas e asas amigas —, o curumim certamente teria sido devorado.
Livro traz o intercâmbio de ternura e conhecimentos entre o indígena e o urbano. Atravessando um rio de preconceitos e pré-conceitos impostos pela “civilização”, a educadora e contadora de histórias Edith Lacerda abraçou anos atrás o desafio de lecionar para os índios Waimiri-Atroari, na Amazônia. Uma rica missão cujas lembranças se desenlaçam nas páginas
https://www.grupoeditorialzit.com.br/jovem/romance/tempo-de-aldeia
Um curumim, uma canoa, de Yaguarê Yamã e ilustrado por Simone Matias
Um curumim se prepara para uma grande aventura. Ele tem uma canoa e com ela segue rumo ao reino da cobra grande. Mas espere aí? Um curumim tão pequeno segue sozinho para um reino distante?
Nós somos só filhos, de Sulamy Katy e ilustrado por Maurício Negro
O livro nos apresenta um texto que fala sobre a mitologia indígena, mostrando que somos filhos da água, da terra, do fogo e do ar, mas no fundo nós somos só filhos da natureza. Este livro narra e integra criança, bicho e mata, liberta bons espíritos por meio de palavras.